domingo, 22 de abril de 2012

HOMENAGEM A ELES

Da escrita na parede, pedras, tabuinhas, papiro, velinos, couros e papeis, chegam as nossas mãos os livros.
Fazem nos voltar aos tempos mais remotos, viagens a qualquer lugar do mundo e do universo. Nos transportam aos mais belos cenários e pessoas de todas as formações, as diferentes culturas e pensamentos, aos mais cruéis atos e as mais nobres e enaltecidas ações.

Alguns nos acrescentam em moral, conduta e vivencia, outros são para diversão, e ainda outros para nossa formação, sem falarmos daqueles que somos obrigados a ler para sair da escola.
Quando crianças, possivelmente somos forçados a ler, e com o crescimento em todos os sentidos, muitos começam a amar a leitura e quão bem ela faz.

Vamos do amor de Peri e Ceci a Romeu e Julieta, do amor da Sulamita e do jovem pastor aos que incessantemente serão impressos.

Veridicamente entendemos o passado, nos preocupamos com o futuro e tentamos acertar o presente.
Quem nunca se emocionou com Lygia Fagundes Telles e aquela história da fidelidade de um cachorro ao seu juvenil dono morto na guerra. Amor de perdição de Camilo Castelo Branco e Amor de Salvação que foi menos doloroso. As poesias de Carlos Drummond de Andrade e as crônicas de Millôr Fernandes e também de Jabor. As meiguices de Cecília Meireles e, a sra Maria José Dupré com sua Ilha Perdida e o eterno Éramos Seis.

Cora Coralina com sua complexa simplicidade, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Castro Alves, Otto Lara Rezende, Pablo Neruda, Clarice Lispector, Eça de Queiroz, Willian Shakespeare, Rubem Braga, Jô Soares, José de Alencar, Luiz de Alvarenga Galdino e os cerca de quarenta escritores inspirados pelo Verdadeiro Deus a escrever os sessenta e seis livros que compõe a Bíblia.
Precisamos homenagear esses livros que indefinidamente mudam mundo, vidas, sentimentos, comportamentos, pelo simples ato de abrirmos e lê-los.

Postagem em destaque

"ESPERAREI"

Esperarei domingo; Esperarei sorrindo; Esperarei sonhando; Esperarei dormindo; Esperarei um amigo, Um abrigo, um lindo dia de sol.